Guia da Babosa: cuidados na hora de usar

By Mayara Rodrigues - 10:26


Vamos falar da plantinha espinhuda mais gosmenta do Braseeeel? Essa que já furou o dedo da mulherada doida pra salvar o cabelo! Eu mesma, na primeira vez que tentei usar no tratamento capilar,  passei ela toda amassada no cabelo. Resultado? Além de ficarem resíduos da casca nos fios, tive uma coceira danada, só porque não me informei o suficiente antes de usar. Mas errando que se aprende, nenón?

Agora você vai acabar de vez com todas as dúvidas sobre o gel da Babosa e salvar suas etapas de hidratação no #CronogramaCapilar. Nem adianta entortar o nariz, que tu vai passar essa gosminha no hair! 💚🍃


OLHA A ALOEVERAAAAAA: A Aloe vera é o nome dessa plantinha que costumamos chamar de Babosa por conta do seu gel gelatinoso, o tal que você acha super nojento e eu também. Muito conhecida e utilizada pelo homem há mais de 5.500 anos como planta medicinal, passada de geração em geração por muitas civilizações. Já dá pra ver que se é usada assim a tanto tempo por vários antepassados, é porque a bixinha tem mesmo muito poder escondido. Hoje em dia o uso desta planta vai desde cuidados com a pele até tratamentos para problemas gastrointestinais. 

Cresci ouvindo minha avó contando histórias sobre o uso da babosa nos cabelos e na pele. Acho até que esse apego emocional a faz ser ainda mais potente no meu cabelinho hahaha. Valeu vózinha! 💚




MAY, ME CONVENÇA. PORQUE EU USARIA? Sua polpa possui 18 aminoácidos essenciais, ou seja, além de super hidratante ela ainda vem com uma pegada reconstrutora leve que quebra o maior galho no nosso Cronograma Capilar. Mas não pense que ela vai fazer milagres em um cabelo extremamente danificado, ela apenas será uma boa aliada. 

Ao contrário do que muita gente pensa, ela serve para todos os tipos de cabelos. Eu disse todos? Sim! Até as loirinhas podem usar desde que, junto ao seu matizador. Nas cacheadas o gel consegue definir as molinhas e nas lisas intensificar ainda mais o alinhamento. É ou não é uma boa amiga essa babosa?



HIGIENIZANDO E PREPARANDO:


TOME ALGUNS CUIDADOS: 

  • Corte as laterais espinhentas antes de começar a higienização para evitar que você se machuque.


  • Assim que você retira a babosa do pé, ela escorre uma toxina amarelada fétida. Espere alguns minutos para que essa toxina escorra toda antes de começar o trabalho. 

  • Na hora de usar nos fios, limite-se somente o gel transparente. É que essa parte verdinha dá uma coceira que vocês nem imaginam, então, passem longe dela. 

  • Conheço donas de madeixas coloridas que usam sem matizador e mesmo assim a babosa não pigmenta os fios. Mas é sempre bom prevenir do que remediar.






GUARDANDO: você pode congelar por no máximo 15 dias a polpa batida no liquidificador. Aconselho que você coloque em saquinhos de geladinho (frau, gelinho, chup chup, sei lá como chama no seu Estado hahahah) ou em forminhas de gelo para ir usando pequenas quantidades durante a semana.

ONDE ENCONTRAR? Lá em São Paulo eu tinha um pé gigante de babosa que eu usava pra tudo. Imagina meu desespero quando cheguei em Goiânia e não conhecia ninguém que tinha um pézinho pra me arrumar uma mísera folhinha? Ainda bem que minha tia me presenteou com um brotinho e algumas folhas. Pulo sarrada no ar de felicidade! hahaha

PLANTANDO: Se você não tem em casa, é só comprar o broto em floriculturas ou lojas especializadas em jardinagem. Caso vá receber uma "mudinha" de alguém certifique-se que ela seja o broto. Se você plantar a folha (como a burrinha aqui já fez), ela vai secar e morrer. 

A terra boa para a babosa, tem que ser bem drenada. Ou seja, nem seca demais, nem molhada demais. Pode até ser plantada em um vaso, mas recomendo que seja grande pois em pouco tempo a sua plantinha vai precisar de mais espaço.

Já postei várias receitinhas usando essa querida, lá no meu Instagram. Ache pela hastag #CDRreceitacaseira 👈


Qualquer dúvida ficarei feliz em responder. 

Como vocês usam a babosa? Vamos interagir nos comentários. 😘

  • Share:

You Might Also Like

3 comments

  1. Guria! Eu posso usar parte por parte da babosa e manter as folha sempre na geladeira? Se eu ja bater toda a gosma da folha eu nao vou usar tudo em 15 dias, mesmo congelando. A nao ser que eu use todas as vezes que lavar ahahahha
    o que voce me diz?

    ResponderExcluir
  2. Será que essas babosas industrializadas são boas?? Ñ acho a planta de jeito nenhum..

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de usar nas máscaras, potencializar muitoo☺️, amei o seu presente,agora podemos ver vc fazer mil receitinhas com ela❣️❣️��

    ResponderExcluir